Lei n.º 46/2012 de 29 de agosto: LEI DO COOKIE - UNIÃO EUROPÉIA
Este site possui cookies, como por exemplo, Google Analytics e Google Adsense, porém preservarão seus dados apenas para estatística. Caso continuar acessando este site você concordará e permitirá automaticamente nossa política de privacidade. Caso não concorde e não autorize, por favor, sair do site. 

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Ser Palestrante em Uma SIPAT



Um mercado interessante é o de palestras para a SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. De acordo com legislação, as empresas são obrigadas a dedicar, anualmente, uma semana para palestras e conferências sobre acidentes de trabalho, e isso é uma excelente oportunidade para o palestrante.

Algumas considerações, porém. Palestras técnicas de segurança devem ser ministradas por pessoas da área, como Técnicos e Engenheiros de Segurança. Geralmente é isso que acontece no dia-a-dia das empresas e também na SIPAT. Porém muitas grandes empresas estão bem servidas nessa área e, durante a SIPAT, procuram trazer palestrantes também da área comportamental.



É aí que eu entro, e é aí que muitos palestrantes atuam. Vale ressaltar que é interessante perguntar sempre antes o que a empresa procura. Se desejarem que você ensine como usar EPI (Equipamentos de Proteção Individual), procedimentos, etc., então estude, prepare recursos de modo que a palestra seja bastante interessante e interativa, valorizando ainda mais a sua experiência e qualidade. Dessa forma, poderá ser chamado mais vezes, aumentando a quantidade de pessoas e empresas que conhecem o seu trabalho.

Mencionei sobre a palestra ser interessante e interativa por motivo de na maioria das médias e grandes empresas todo mundo já estar mais que informado e treinado em segurança. A brecha para entrar a novidade e ao diferencial fica por conta do comportamento, das atitudes, da responsabilidade pessoal e especialmente, do valor do ser humano. É aí que o palestrante deve sacar sua “carta na manga”, pois sua palestra não será repetitiva ou semelhante às já aplicadas pela empresa. Ora, se uma empresa que possui um Técnico em Segurança no Trabalho chamou você para palestrar, sendo de fora, com certeza ela deseja algo de especial.

Esta palestra pode possuir um fundo comportamental, onde podemos focar na motivação, incluindo boas histórias para conscientizar o público da importância da segurança, e todos os elementos necessários para atuar nessa área de forma segura.

Agora vem a melhor parte. Como as empresas precisam promover a SIPAT, isso significa que elas já reservam uma verba todos os anos para o evento. E daí? Daí que já não se trata de vender seus serviços de palestrante, mas de eles serem comprados. Não é o caso de você tentar convencer o cliente a promover o evento, mas apenas uma questão de competência, alinhamento com os objetivos da empresa, e preço.

Agora vem a parte menos melhor. Por se tratar de uma atividade geralmente atendida pelos próprios Técnicos e Engenheiros de Segurança da empresa ou prestadores de serviço, você irá concorrer com o preço “grátis” que esses poderão estar cobrando, por seus serviços já estarem inseridos no pacote de seu contrato. Desvantagens para eles, que não poderão ganhar por fora, mas a desvantagem maior será para você. Por isso insisto no Diferencial, Qualidade, Curiosidade e Interatividade em suas palestras, para poder vencer este empecilho.⧫

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS
Com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que a SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores da SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Divulgação de Produto ou Serviço sem a devida autorização da SEGPREVI;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Pornografia;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido com seu nome, sem ônus e sem aviso prévio em materiais de divulgação da SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...